quinta-feira, 9 de junho de 2011

Prática de Leitura...

Público Alvo: Alunos dos anos finais do ensino fundamental (pré-adolescentes)




Objetivo da prática leitora: Devido à atual situação política e social vivida em nosso país, vemos reflexos negativos nos afetando diariamente, partindo das leituras oferecidas promover debates sobre o papel de cada um na sociedade e quais são as atitudes que devemos tomar. Para a realização da prática será utilizados recursos de mídia disponíveis.



Materiais e Recursos utilizados:

• Leitura de texto literário:

# Reportagens: Desigualdases sociais

Problemas sociais no Brasil

• Leitura das músicas:

# “Eu queria mudar”, do grupo Pacificadores

# “ Até Quando?”, do cantor Gabriel O Pensador

• Leitura de vídeo:

# Assistir aos respectivos clipes das músicas propostas

• Leitura de imagens



1º Momento:

Apresentar as reporagens e fazer a leitura das mesmas, discutindo sobre a realidade da nossa comunidade. A leitura pode ser feita da seguinte forma: cada aluno lê um parágrafo.

DESIGUALDADES SOCIAIS

No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.

Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não sequer o que comer durante o dia.

Por isso vemos que em cada sociedade existem essas desigualdades, elas assumem feições distintas porque são constituídas de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.

Fonte: www.brasilescola.com



Problemas Sociais no Brasil

Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. Abaixo listaremos uma relação dos principais problemas brasileiros na atualidade.

DESEMPREGO

Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade também atrapalham a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas.

VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE

A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tvs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.

POLUIÇÃO

Este problema ambiental tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Os rios estão sendo poluídos por lixo doméstico e industrial, trazendo doenças e afetando os ecossistemas.

O ar, principalmente nas grandes cidades, está recendo toneladas de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo - gasolina e diesel principalmente). Este tipo de poluição afeta diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças respiratórias. Pessoas idosas e crianças são as principais vítimas.

SAÚDE

Nos dias de hoje, pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de saúde e o sistema privado, pois a saúde pública encontra-se em estado de crise aguda. Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. A população mais afetada é aquela que depende deste atendimento médico, ou seja, as pessoas mais pobres.

EDUCAÇÃO

Os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. A educação pública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.

DESIGUALDADE SOCIAL

O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto.

HABITAÇÃO

O déficit habitacional é grande no Brasil. Existem milhões de famílias que não possuem condições habitacionais adequadas. Nas grandes e médias cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços. Encontramos também pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes. Nestes locais, as pessoas possuem uma condição inadequada de vida, passando por muitas dificuldades.

Fonte: www.suapesquisa.com





2º Momento



Ouvir as músicas músicas, “Eu Queria Mudar” do grupo Pacificadores e “Até Quando?” do cantor Gabriel O Pensador, assistir os respectivos clips e logo em seguida relacionar as reportagens com as músicas apresentadas e organizar um debate entre os alunos para discutir o assunto.



Eu Queria Mudar
Parcificadores

Composição : Matheus[b.z.$]



Eu queria mudar, eu queria mudar, eu queria mudar, eu

Queria mudar..

O meu mundo me ensinou a ser assim, fazer a correria

Os cana vinha atrás de mim

Aprendi a ser esperto aprendi a meter fita, no meio da

Malandragem solto fumaça

Cresci numa quebrada onde não pode dar mole, onde

Amigo e confiança com certeza não há!

Eu queria mudar, eu queria mudar, eu queria mudar, eu

Queria mudaar..

O meu mundo me ensinou a ser assim, fazer a correria

Os cana vinha atrás de mim

Pulei o muro da escola pra correr atrás de pipa, jogar

Conversa fora, biloca em esquina, matar gato de pedrada,

Rasgar o lixo do vizinho.. é muita ocorrência pra um

Só menininho

É divertido aprontar, fazer o que é proibido, pedra no

Telhado brincadeira de bandido, espingarda de madeira,

Mocinho e bandido, vida loca desde cedo atrás dos

Inimigos, mais folgado da rua tipo mais aloprado,

Jeitinho de marrento carinha de folgado, odiava escola

Classe ou centro de ensino, da meu xumbinho da meu

Brinquedo de matar menino, muitas vezes minha mãe me

Chamou de capeta eu sou o tipo de cara que não vive

Sem tentar, de tanto de escutar um nome por ele eu atendo na

Madruga é nós na fita puro veneno.

Eu queria mudar, eu queria mudar, eu queria mudar, eu

Queria mudaar..

O meu mundo me ensinou a ser assim, fazer a correria

Os cana vinha atrás de mim

Aprendi a ser esperto aprendi a meter fita, no meio da

Malandragem solto fumaça

Cresci numa quebrada onde não pode dar mole, onde

Amigo e confiança com certeza não há!

Eu queria mudar, eu queria mudar, eu queria mudar, eu

Queria mudaar..

Passei infância no caje aprontei pra carai, na fulga

Da lotéria a casa sempre cai, se acostumar com as

Torturas é sempre difícil trabalho exige muito roubar

É meu vício,

Na minha casa não tem plasma, nem lcd, tem uma lan

Moscando cheia de pc.

O meu mundo me ensinou a ser assim, fazer a correria

Os cana vinha atrás de mim

Eu queria mudar, eu queria mudar, eu queria mudar, eu

Queria mudaar..

O meu mundo me ensinou a ser assim, fazer a correria

Os cana vinha atrás de mim

Esse mundo me ensinou a roubar, esse mundo me ensinou

A matar, esse mundo me ensinou a viver de um jeito que

Não dá pra mudar, eu queria poder viver bem, eu queria

Um dia ser alguém, infelizmente o que se quer não se

Tem, preto rico tem 1 entre 100!

Só sei fazer o errado eu aprendi a ser assim, quem vai

Por esse caminho logo encontra o fim, pobre sem

Profissão nada consta custa um montão, fecharam as

Portas pra mim roubar é minha profissão, queria até

Ter um carro tunado estilo sport pra conseguir um

Daqueles só sendo patrão do esporte, se eu conseguir o

Canal numa agência bancária ou sequestrar um playboy

Filho de uma mãe milionária, pensar honesto não dá

Nunca deu e nunca dará se quem governa o país também

Aprendeu a roubar, eu roubo a mão armada eles roubam

No caô, me chamam de bandido e chamam eles de doutor.

Eu queria mudar, eu queria mudar, eu queria mudar, eu

Queria mudaar..

O meu mundo me ensinou a ser assim, fazer a correria

Os cana vinha atrás de mim

Aprendi a ser esperto aprendi a meter fita, no meio da

Malandragem só tem fumaça

Cresci numa quebrada onde não pode dar mole, onde

Amigo e confiança com certeza não há!

Eu queria mudar, eu queria mudar, eu queria mudar, eu

Queria mudaar..

O meu mundo me ensinou a ser assim, fazer a correria

Os cana vinha atrás de mim!

Clip da música
http://www.youtube.com/watch?v=qBw8mc451xQ



Até Quando?
Gabriel O Pensador

Composição : Gabriel o Pensador; Itaal Shur; Tiago Mocotó

Não adianta olhar pro céu

Com muita fé e pouca luta

Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer

E muita greve, você pode, você deve, pode crer

Não adianta olhar pro chão

Virar a cara pra não ver

Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus

Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!

Até quando você vai ficar usando rédea?!

Rindo da própria tragédia

Até quando você vai ficar usando rédea?!

Pobre, rico ou classe média

Até quando você vai levar cascudo mudo?

Muda, muda essa postura

Até quando você vai ficando mudo?

muda que o medo é um modo de fazer censura

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)

Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente

O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente

Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante

Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante

Você se faz de surdo, não vê que é absurdo

Você que é inocente foi preso em flagrante!

É tudo flagrante! É tudo flagrante!!

A polícia

Matou o estudante

Falou que era bandido

Chamou de traficante!

A justiça

Prendeu o pé-rapado

Soltou o deputado

E absolveu os PMs de Vigário!

A polícia só existe pra manter você na lei

Lei do silêncio, lei do mais fraco

Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco

A programação existe pra manter você na frente

Na frente da TV, que é pra te entreter

Que é pra você não ver que o programado é você!

Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar

O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar

E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar

Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá

Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar

Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar

Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?

Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar!

Escola! Esmola!

Favela, cadeia!

Sem terra, enterra!

Sem renda, se renda! Não! Não!!

Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente

A gente muda o mundo na mudança da mente

E quando a mente muda a gente anda pra frente

E quando a gente manda ninguém manda na gente!

Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura

Na mudança de postura a gente fica mais seguro

Na mudança do presente a gente molda o futuro!

Até quando você vai ficar levando porrada,

até quando vai ficar sem fazer nada.

Clip da música.
http://www.youtube.com/watch?v=673zYtoWM_Y



3º Momento

Visualizar as imagens, refletir e expor o que podemos fazer para mudar esta situação.











Um comentário:

  1. A prática proposta é bem abrangente, o assunto nos toca, diz respeito ao que vemos todo dia: desigualdade e descaso. Sua aplicação com certeza trará muita reflexão e ótimos resultados em termos de leitura.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir