segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aprender fica mais fácil quando se brinca com as palavras

Liberto das imposições das normas gramaticais, o escritor criativo brinca com as palavras. A produção literária voltada à criança possibilita a manifestação da oralidade na construção da história, permitindo assim a brincadeira com a linguagem. Antes mesmo de adentrar o espaço escolar, a criança costuma ouvir e contar histórias, pois a narrativa oral frequentemente participa de sua vida familiar. Com isso ela operacionaliza sentimentos como dor, medo, angústia, tristeza e alegria. A criança ao entrar em contato com o livro encontra um espaço repleto de possibilidades lúdicas. O livro infantil está carregado de elementos plurissignificativos: palavras, sons e imagens, e brincando com as palavras, por meio de jogos sonoros, ditos populares, trava-línguas, poesias, trocadilhos, par lendas e adivinhas, bem como o universo folclórico e fantástico, possibilita que a criança se insira no mundo da escrita e da leitura de forma lúdica e prazerosa.
O imaginário infantil é muito rico. Brincar com as palavras, ler histórias, contos de fadas, desperta nelas as mais incríveis fantasias. É através delas que os pequenos se relacionam com o mundo ao redor. São heróis, princesas, fadas e príncipes. Nesses momentos em que o coração quase para quando os seres do mal atacam, eles vão aos poucos aprendendo a lidar com os próprios medos, com suas ansiedades e expectativas do que ainda está por acontecer.
Nas séries iniciais da para trabalhar inúmeras atividades relacionadas a poesia, da para trabalhar rimas de forma que "continue a frase"... , da para contar uma poesia pedir que a turma faça um desenho colorido, colar em cima de uma cartolina e recortar formando um quebra-cabeça, e isso é lúdico e prazeroso.
A criança traz na sua essência a curiosidade. Quando ela desperta para saber os por quês das coisas, se inicia uma nova fase da linguagem e da palavra. É quando ela começa a ter um vocabulário próprio, de acordo com aquilo que ela entendeu.
Nas séries iniciais é fácil despertar o interesse das crianças.
Como num passe de mágica as palavras se tornam amigas, numa brincadeira gostosa.
- Bom Dia!
- Bom Dia, como vai tua tia?
- Não muito bem, caiu e quebrou a bacia.
- Mas nem parecia de tanto que ria...
E assim entre risos e gritos de euforia, gargalhadas eu diria,
A imaginação cria asas e a rima passeia entre as casas,
Procurando curiosa...
Onde estão escondidas, as palavras.
A poesia nas séries iniciais pode ser introduzida através de uma simples brincadeira de rima. O importante é não impor condições, deixar que as crianças se deixem levar pelo prazer de rir e brincar e no final mostrar a eles a sua “obra prima”. O educador deve fazer com que sintam um pouco poetas, despertar em seu ego a satisfação de ter ajudado a compor uma poesia. Isso também ajudará para que eles compreendam o espírito da coletividade, do trabalho em grupo, em equipe. Quem sabe um desses nossos pequenos aprendizes, não será um escritor criativo do futuro?
É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, etc. sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula (ABRAMOVICH, 1997, p.17)
Como podemos perceber, não só as crianças aprendem brincando com as palavras. Adolescentes, jovens, adultos e idosos podem descobrir essa magia de viajar e conhecer sem precisar sair do lugar. E o mais importante: se divertir muito!

Um comentário:

  1. Parabéns grupo o texto ficou muito bom! Principalmente com as dicas de atividades!
    Adorei!

    Abraços

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